Pantanal viu o fogo tomar conta de parte de sua área nos últimos meses

17/09/2020

O Pantanal passa pela sua fase mais crítica das últimas décadas. O bioma enfrenta uma de suas maiores secas da história recente, sofre com o desmatamento e tem o pior período de queimadas desde o fim dos anos 90.

A atual situação do Pantanal, maior área úmida continental do planeta, preocupa ambientalistas.

Nos primeiros sete meses deste ano, o principal rio do Pantanal atingiu o menor nível em quase cinco décadas. A chuva foi escassa. O desmatamento cresceu. Os incêndios aumentaram. E a fiscalização por parte do poder público, segundo entidades que atuam na preservação da área, diminuiu.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que os primeiros sete meses de 2020 foram os que registraram mais queimadas em comparativo ao mesmo período de anos anteriores, ao menos desde o fim do anos 90 — período em que o Inpe desenvolveu a plataforma que se tornou referência para monitorar focos de calor no Brasil.

Preço do arroz pode cair nas próximas semanas, diz Conab

10/09/2020

Câmara de Comércio Exterior reduziu a alíquota de importação do grão para conter a elevação dos preços no mercado interno. No acumulado do ano, o produto teve alta de 20%.

O diretor-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Guilherme Bastos, afirmou nesta quinta-feira (10) que o preço do arroz pode cair nas próximas semanas.

Segundo ele, isso deve acontecer devido à decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) de zerar a tarifa externa comum para a importação do produto.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre janeiro e agosto de 2020, o preço do arroz subiu 19,25%. Só em agosto, o Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA) relativo ao grão teve alta de 3,08%.

“Acreditamos que a isenção da TEC (tarifa externa comum) será precificada pelo mercado no curto prazo, e as cotações sigam uma trajetória de estabilidade, com tendência de queda nas próximas semanas. Estimamos que, mesmo com o alívio das cotações, os preços ainda devem se manter remuneradores e trazer de volta uma margem de lucratividade aos produtores de arroz”, afirmou Bastos, durante apresentação do levantamento da safra de grãos.

Para o Ministério da Agricultura, o aumento do preço do arroz foi uma questão momentânea, provocada pelo incremento das exportações. De janeiro a agosto, o Brasil importou 417,4 mil toneladas de arroz e exportou 1,153 milhão de toneladas.

O diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do ministério, Silvio Farnese, explicou que as vendas externas são uma oportunidade do produtor brasileiro aumentar a renda.

“O lucro é sempre o melhor adubo para todas as atividades, na agricultura não é diferente, a rentabilidade que o setor consegue nesse momento é muito importante para que isso robusteça o setor produtivo”, afirmou.

Produção recorde

A Conab é vinculada ao Ministério da Agricultura e divulga mensalmente as estimativas de produção para o setor. Segundo levantamento apresentado nesta quinta, a safra de grãos de 2019/2020 deve alcançar o recorde de 257,8 milhões de toneladas, volume 4,5% maior que o da safra anterior. Em relação ao arroz, a estimativa é de 11,2 milhões de toneladas.

Para a próxima safra (2020/2021), a Conab espera um incremento de 7% na produção do grão. Desta forma, o Brasil pode atingir o patamar de 12 milhões de toneladas colhidas de arroz.

Incêndio em casa de repouso mata idoso de 85 anos em Borborema

07/09/2020

Fogo começou na ala masculina e foi contido pelos funcionários. Moradores foram levados para outro local. Idoso de 85 anos morreu no incêndio no lar em Borborema Lar São Sebastião/ Divulgação Um idoso de 85 anos morreu na noite de sábado (5) em um incêndio em um lar de idosos, em Borborema (SP). O fogo começou no quarto na ala masculina. De acordo com o presidente da unidade, um funcionário escutou um estouro e foi em direção ao local do incêndio. O Corpo de Bombeiros foi chamado e pessoas que trabalham no local já tinham controlado o fogo. A vítima, Walter Nunes de Arruda, chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu. Outros dois idosos foram resgatados após inalarem fumaça, mas não correm risco. Os outros moradores foram levados para um centro de evangelização na cidade, onde devem permanecer até o fim da reforma do imóvel atingido. As causas do incêndio serão apuradas. Ao todo, 26 pessoas moram na unidade. À TV TEM, a direção informou que o local está de acordo com as normas técnicas exigidas pelos bombeiros, mas que aguardava o laudo de vistoria. Campanha por doações A direção do lar informou também que o incêndio afetou a estrutura do imóvel e será necessário fazer uma reforma, por isso iniciaram uma campanha por doações. Os valores podem ser depositados nas seguintes contas: 

Associação São Sebastião de Borborema (Caixa Econômica Federal) Agência: 4491 Operação: 003 Conta Corrente: 168-2 CNPJ: 02.095.649/0001-69 ASSB Lar de Idosos São Sebastião

(Banco do Brasil) Agência: 1656-X Conta Corrente: 5181-0 CNPJ: 02.095.649/0001-69 Mais informações pelos telefones: (16) 3266-1797 ou (16) 99718-5422 (Davi Machado – Presidente).

Aplicativos


Locutor Ao vivo

Auto DJ Programador Auto Mix

Auto DJ Programador Automático 24Hrs No Ar

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

01.

Xand Avião feat. Gusttavo Lima

Algo Mais Amante DVD

02.

Marcos e Belutti

@ Iza

03.

Jorge & Mateus

Ranking T.E.P Oficial

04.

Gustavo Mioto

Com ou Sem Mim Ao Vivo

05.

Dilsinho & Luísa Sonza

Não Vai Embora 2020

Anunciantes